Cinco dicas importantes para corredores iniciantes correrem com eficiência na esteira

É comum escutar entre os corredores que correr na esteira é chato, mas existem atletas que moram em lugares frios ou em lugar que não é seguro para sair correndo na rua ou o dia está chuvoso, o melhor a fazer é correr na esteira por ser mais seguro. Logo, correr na esteira pode ser muito bom, abaixo cinco dicas importantes para corredores iniciantes correrem com eficiência na esteira.

  1. Use o espelho para verificar a sua postura enquanto corre.

Em muitos lugares aonde as esteiras estão presentes, como academias, condomínios e casas, existem espelhos aonde você pode olhar a sua forma de correr, como está a sua inclinação do tronco, movimentos dos braços e etc.

  1. Aproveite para escutar a sua passada no momento da aterrissagem

Foque em uma aterrissagem mais suave com menos barulho e menos impacto procurando melhorar a sua eficiência na corrida.

  1. Correr na esteira ajuda a aumentar a sua cadência

A cadência que é mensurada pelo número de passadas por minuto e está diretamente ligada a carga de impacto que a corrida pode produzir no seu corpo e na forma de conduzir a sua técnica da corrida. Atletas com cadência abaixo de 160 SPM (Passadas por Minuto), com contato inicial do pé com o solo a frente do corpo, provavelmente também terão uma passada grande com oscilação vertical alta, aumentando o risco de lesão e o gasto de energia. Diminuindo o comprimento da sua passada com o aumento da cadência fará o corredor ser mais rápido reduzindo o risco de se machucar. Com o comprimento da passada mais curta, o atleta também pode mudar a posição da aterrissagem do seu pé ficando abaixo dele e não na frente do corpo. Imagine que a aterrissagem ideal do pé é abaixo do quadril, sendo este o ponto do centro de gravidade do atleta. Lembrando que o ponto do centro de gravidade do atleta é onde o impacto produz o menor stress. Em média atletas amadores correm com a cadência entre (165-175 SPM). Já atletas de elite possuem cadência entre (175-185+ SPM).

Assim, você pode escolher uma velocidade na esteira como por exemplo 10km/h e mantendo essa velocidade correr com passadas mais longas com uma cadência mais baixa e logo depois tentar correr com uma passada mais curta aumentando a sua cadência e eficiência.

Atenção! Não adianta aumentar a cadência se o contato inicial do pé com o solo estiver errado, é muito importante você conversar com seu treinador para corrigir a sua técnica. É possível fazer um péssimo movimento de corrida com a cadência em 180 SPM.

  1. A esteira te força a correr na mesma velocidade em um intervalo de tempo.

Eu particularmente adoro fazer treinos com intervalos longos na zona moderada, mas quando corremos na rua podemos ter algumas variações de pace durante o intervalo planejado pelo treinador, principalmente se o corredor for iniciante. Já na esteira podemos manter aquele pace desejado durante o tempo determinado, ajudando e te ensinando a ser constante durante o treino sem começar muito rápido e depois acabar diminuindo a velocidade como pode acontecer na rua.

  1. Correr na esteira é menos estressante para o seu corpo.

Assim se você precisa aumentar o seu volume de treino e sente que seu corpo não está preparado para aguentar o impacto causado pelo asfalto, talvez esteja retornando de uma lesão, é uma boa opção correr na esteira e começar a trabalhar o fortalecimento.

Você achou que esse texto te ajudou e quer mais conselhos sobre treinos do nosso treinador Marcelo Lopes? Curta nossas redes sociais Facebook: facebook.com/BrazilianRunnersTeam/ – Instagram: @brazilianrunnersteam).

Sobre o autor:


Marcelo Lopes é educador físico, técnico certificado pela marca IRONMAN, Corredor a mais de 25 anos e triathleta a mais de 13 anos. Possui cursos no exterior na UNIVERSIDADE DE BOULDER – CO – ESTADOS UNIDOS realizados pela empresa Trainingpeaks com foco na natação, ciclismo, corrida e fortalecimento. Mais de 500 atletas já foram treinados por Marcelo.

Instagram – @marcelohslopes

       

teste 01

 

[mailpoet_form id=”1″]