Dicas Práticas Para Uma Refeição Saudável

A nutricionista Eduarda Naoum quatro dicas práticas para uma refeição saudável.

Entre trabalho, treinos e outros afazeres, acabamos com um dia a dia bem corrido e uma das primeiras coisas a serem negligenciadas é a nossa alimentação. Consequentemente, acabamos ingerindo muitos alimentos industrializados e processados, que não só fazem mal para a nossa saúde, mas podem interferir na nossa performance.

Sendo assim, a primeira coisa que devemos fazer é reduzir a quantidade desses alimentos e aumentar a quantidade de alimentos naturais. Quanto menos processado, melhor. A seguir, busque fazer refeições equilibradas em carboidratos, gorduras boas e proteínas.

Aqui estão alguns passos de como preparar a sua refeição levando em consideração a qualidade dos alimentos e equilíbrio entre eles:

  1. Escolha uma porção de proteína, uma porção de gorduras boas, uma porção de vegetais e uma porção de carboidrato (evite os carboidratos refinados).
  2. Fique de olho no tamanho das porções. Não exagere de mais em um componente, deixando outro de lado. Os tamanhos das porções vão variar de acordo com seu estilo de vida e composição corporal.
  3. Para o tempero, evite os muito industrializados, dando preferência para os naturais como: manjericão, alecrim, orégano, açafrão, gengibre, cúrcuma etc. (A cúrcuma tem poderes antioxidantes e anti-inflamatórios e pode até auxiliar na recuperação   muscular depois dos treinos)
  4. Escolha gorduras boas para a preparação da sua refeição. Utilize o azeite cru para tempero da salada, por exemplo. Os vegetais perdem nutrientes durante a cocção, por isso, quanto menos cozido, melhor.

E pronto, aproveita uma refeição saborosa e saudável.

Sobre o autora:


Eduarda Naoum é Triatleta amadora, Graduada em Nutrição pela Universidade Católica de Brasília, Pós-graduada em Nutrição Clínica pelo GANEP e Mestra em Nutrition for Health and Human Performance pela University of Miami – EUA.

Instagram – @dudanaoum

       

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