Educativo de Corrida é Importante?

 


Correr parece ser fácil, com movimentos simples e ritmados já se está correndo, correto? Existe uma grande diferença entre correr e sair correndo, porque o correr envolve toda uma ciência voltada para a corrida, que pode ser de longa ou curta duração.

Hoje o número de praticantes de corrida sem orientação só aumenta, fazendo com que a corrida se torne uma vilã, pois correr sem orientação adequada pode trazer algum tipo de prejuízo ao seu praticante, causando algum tipo de lesão, desmotivação e afastamento do esporte.

Corredores e triatletas sonham em melhorar sua técnica buscando eficiência na corrida. A dedicação à técnica durante o treinamento na corrida trazem benefícios substanciais, incluindo maior resistência a lesões e economia de energia gasta durante a atividade.

O segredo para uma excelente técnica de corrida é desenvolver os movimentos adequados em sua memória muscular para que eles se tornem automáticos. A boa notícia é que esses movimentos podem ser treinados por meio de educativos. Assim, os corredores que regularmente incorporam os educativos em seus treinos são mais capazes de utilizarem a musculatura necessária para corrida, deixando-os menos propensos a lesões.

Logo, se você quiser melhorar como corredor, você precisa fazer mais do que simplesmente sair correndo. Você também precisa ter tempo para praticar os educativos. O tempo estimado para pratica dos educativos é de 10 a 15 minutos.

Os educativos podem servir como uma rotina de aquecimento dinâmico após um aquecimento inicial com 10 minutos de corrida leve ou podem ser realizados após um treino para restabelecer a noção de correr com uma boa técnica enquanto estiver cansado.

Os educativos de corrida proporcionam alguns benefícios e podem abordar objetivos específicos, como: Melhora da consciência corporal, coordenação, agilidade, flexibilidade e equilíbrio, aumento da amplitude da passada, aumento da frequência da passada, maior eficiência mecânica durante a corrida, fortalecimento muscular e melhora na postura.

Você achou que esse texto te ajudou e quer mais conselhos sobre treinos do nosso treinador Marcelo Lopes? Curta nossas redes sociais Facebook: facebook.com/BrazilianRunnersTeam/ – Instagram: @brazilianrunnersteam).

Sobre o autor:


Marcelo Lopes é educador físico, técnico certificado pela marca IRONMAN, Corredor a mais de 25 anos e triathleta a mais de 13 anos. Possui cursos no exterior na UNIVERSIDADE DE BOULDER – CO – ESTADOS UNIDOS realizados pela empresa Trainingpeaks com foco na natação, ciclismo, corrida e fortalecimento. Mais de 500 atletas já foram treinados por Marcelo.

Instagram – @marcelohslopes

       

teste 01

 
Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.