Os segredos do abacate

O abacate é uma fruta muito “querida” por várias pessoas. Um dos principais motivos é o índice glicêmico baixo e a quantidade de gorduras monoinsaturadas que contém. Ele é riquíssimo em nutrientes e mesmo sendo um pouco mais calórico que as outras frutas (100gr contem em média 170kcal) a caloria vem da gordura monoinsaturada (gordura do bem), que ajuda a diminuir o LDL, além de ter em sua composição vitamina A, vitamina E, ferro, cálcio, potássio, magnésio e glutationa. Essas substâncias ajudam na proteção do sistema cardiovascular e previnem contra o câncer e outras doenças crônicas. Esses benefícios do abacate são bem conhecidos.

Quando falamos em atletas, o abacate, pode ser de extrema importância, já que atua como protetor e fortalecedor do sistema imune, auxiliando também na recuperação muscular e prevenção de lesões, aumenta força/energia para treinar e ainda acelera o ganho de massa magra. Por ser rico em antioxidante, auxilia o desempenho esportivo e ajuda na diminuição da ação dos radicais livres, muito comum em atletas pelo excesso de atividade física. Tudo que os atletas e desportistas precisam em suas fases mais intensas de treino.

É importante ressaltar que os benefícios são muitos, mas o abacate é um alimento calórico; portanto, deve ser introduzido na alimentação com cautela, respeitando a sua recomendação calórica do dia.

Receitas

Guacamole
– 1 abacate maduro (mas não molenga)
– 1 tomate sem sementes (tirar a pele é opcional)
– 1/2 cebola roxa (opcional)
– 1/4 de maço de coentro (caso não goste, use salsinha)
– Suco de 1/2 a 1 limão (a provar)
– Sal

Modo de preparo:
– Corte o abacate em cubinhos e tempere com o limão na hora para não escurecer.
– Pique o tomate bem pequeno. Pique o coentro e misture ao abacate.
– A cebola você tem duas alternativas, caso goste de cebola crua, só pique bem pequena e misture aos outros ingredientes, ou apenas deixe de molho em água com gelo e um pouco de limão para tirar o excesso do gosto forte dela. Caso não goste de cebola crua pique bem pequena e leve ao fogo com água, assim que ferver deixe por 2 minutinhos e depois escorra e jogue em uma vasilha com gelo para parar o cozimento. Deixe até esfriar bem e escorra. Ela ficará crocante também, mas com um sabor muito mais suave. Acerte o sal e o limão, misture tudo e sirva.

Mousse para usar após os treinos
– 4 colheres de sopa de abacate
– 1/2 banana pequena
– 1 scoop de whey protein sabor baunilha
– Gotinhas de limão
– 1/2 xícara de iogurte desnatado sem sabor
– 1 colher de chá de semente de chia

Modo de preparo:
– Bater o abacate, a banana, o whey protein e as gotas de limão no liquidificador e colocar o iogurte aos poucos, cuidando para não ficar líquido. Adoçante a gosto. Salpicar a semente de chia por cima.

Creme fresh de abacate
– ¼ de abacate
– 1 xícara (chá) de leite de arroz
– 1 colher (chá) de mel
– Suco de um limão

Modo de preparo:
– Bata todos os ingredientes juntos no liquidificador

Fonte: http://www.mundotri.com.br/2015/06/palavra-da-nutri-os-segredos-do-abacate/

       

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