Superando o Medo Pelo Fracasso

Nosso treinador Marcelo Lopes fala sobre habilidade metal para ajudar a identificar e superar o medo do fracasso no dia da competição, alcançando sua melhor performance.

O medo de um atleta pelo fracasso é a barreira existente para o sucesso, trazendo para si mais ansiedade e stress pré-prova prejudicando a sua performance. A ansiedade e tensão pré-prova podem ter ligações com o desempenho esperado pelo atleta (resultado), com algo que possa dar errado durante a prova, baixa ou falta de confiança, medo das distâncias a serem percorridas no evento, medo de não conseguir desempenhar o seu melhor, autoestima baixa e preocupar-se demais com que os outros pensam não atendendo as expectativas das pessoas (amigos de treinamento, treinadores, amigos e familiares) que estão na torcida.  Assim, o medo pelo fracasso pode impedir o atleta a competir com autoconfiança e liberdade.

Portando quando falamos em medo do fracasso entramos em um assunto complexo da psicologia ligada ao esporte, simplesmente porque cada atleta pode ter sentimentos de maneiras diferentes.

O medo pode mantê-lo preso em um circulo sem saída de ansiedade e desempenho ruim se o atleta ignorar a causa raiz do problema e não resolver. Assim, ENFRENTE o seu medo pela PORTA DA FRENTE.

O primeiro passo para o atleta vencer o seu medo é descobrir qual barreira está sabotando o seu sucesso e substitui-la por algo LÓGICO que esteja dentro da sua REALIDADE e que ele ACREDITE que irá ajuda-lo.

Se um atleta acredita em algo que distorce da sua realidade e é ilógico, consequentemente não alcançará seus objetivos finais podendo gerar comportamentos autodestrutivos durante a competição.

Após descobrir qual barreira está dificultando o seu sucesso, é muito importante que o atleta mude a sua forma de pensar para sua nova realidade concentrando-se na busca do sucesso e evitando o fracasso. Mas, lembre que é preciso tempo para substituir velhos hábitos ou pensamentos que você manteve há anos. Consequentemente, o atleta deve ser paciente nesse período de transição entre os velhos hábitos e pensamentos para a sua nova realidade.

Lembre de usar a sua MENTE para te levar em DIREÇÃO ao SUCESSO ao invés de usa-la como uma carga destrutiva no seu desempenho.

Você achou que esse texto te ajudou e quer mais conselhos sobre treinos do nosso treinador Marcelo Lopes? Curta nossas redes sociais Facebook: facebook.com/BrazilianRunnersTeam/ – Instagram: @brazilianrunnersteam).

Sobre o autor:


Marcelo Lopes é educador físico, técnico certificado pela marca IRONMAN, Corredor a mais de 25 anos e triathleta a mais de 13 anos. Possui cursos no exterior na UNIVERSIDADE DE BOULDER – CO – ESTADOS UNIDOS realizados pela empresa Trainingpeaks com foco na natação, ciclismo, corrida e fortalecimento. Mais de 500 atletas já foram treinados por Marcelo.

Instagram – @marcelohslopes

       

teste 01

 

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.